Experiências de orientação e itinerários de pesquisa em Museologias LGBT

Autores/as

Palabras clave:

Museologia, LGBT, Interseccionalidade, Resistência, Epistemologia

Resumen

O texto explora as interseções entre Museologia e movimentos sociais, destacando a emergência das Museologias LGBT como uma resposta às narrativas históricas de opressão. A partir de experiências de orientação em pesquisas acadêmicas, o autor evidencia a importância de reconhecer a diversidade nas epistemologias e práticas museológicas. Menciona o impacto das políticas públicas e a necessidade de uma abordagem interseccional que abarque raça, classe e sexualidade. O autor também destaca a relevância de projetos que documentam e celebram a história da comunidade LGBT, promovendo uma museologia comprometida com a “humaneza” e a resistência.

Biografía del autor/a

Clóvis Carvalho Britto, Universidade de Brasília

Professor do curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e do Programa de PósGraduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2022-09-20

Cómo citar

Britto, C. C. (2022). Experiências de orientação e itinerários de pesquisa em Museologias LGBT. Revista Memória LGBT, 7(02), 15–21. Recuperado a partir de https://revista.memoriaslgbt.com/index.php/ojs/article/view/75

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.