REDE LGBT DE MEMÓRIA E MUSEOLOGIA SOCIAL

ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES NO CAMPO DA MUSEOLOGIA NO BRASIL (2012-2022)

Autores

Palavras-chave:

Museologia LGBT, Rede LGBT de Memória, Revista Memórias LGBT+, SEBRAMUS, Narrativas insurgentes

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso em Museologia na UnB examina as repercussões da Rede LGBT de Memória e Museologia Social (2012-2022) nas edições da Revista Memórias LGBT+, nos anais do SEBRAMUS e nos TCCs de Museologia. O estudo demonstra o impacto da Rede no campo museológico, destacando a integração de pautas sociais e a visibilidade de narrativas insurgentes. A pesquisa revela um crescente interesse por temáticas LGBT na Museologia, promovendo a inclusão de narrativas interseccionais que enriquecem o discurso museológico e contribuem para a superação de preconceitos estruturais.

Biografia do Autor

Gabriel Andrade de Freitas, Universidade de Brasília

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa "Produção, Socialização e usos da informação e do Conhecimento". É graduado em Museologia pela UnB. Foi Pesquisador Voluntário no Programa de Iniciação Científica da UnB (2020-2021) com o projeto "Museologias indisciplinadas e tendências de pesquisa: repercussões da temática LGBT no Seminário Brasileiro de Museologia". Foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Programa de Iniciação Científica (ProIC) entre 2019 e 2020, com o projeto intitulado "Revista Memória LGBT: Museologias dissidentes e memórias corporificadas". Participou do projeto Mapeamento das Coleções Etnográficas do Brasil (2021-2022), como estágio obrigatório da graduação.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Como Citar

Freitas, G. A. de. (2023). REDE LGBT DE MEMÓRIA E MUSEOLOGIA SOCIAL: ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES NO CAMPO DA MUSEOLOGIA NO BRASIL (2012-2022). Revista Memória LGBT, 8(01), 32–39. Recuperado de https://revista.memoriaslgbt.com/index.php/ojs/article/view/85

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.